Durante o tempo que estive trabalhando numa empresa de entretenimento no Riopreto Shopping Center, pude observar algumas pessoas conhecidas na cidade. Chamaram-me a atenção os profissionais de jornalismo que estavam gravando suas matérias para as emissoras em que trabalhavam.
Dentre os profissionais desse segmento que ali vi caminhar, aclaro que analisei
o modo deles olharem as pessoas e as vitrines das lojas, por exemplo. Três
desses profissionais me chamaram a atenção e é claro que eu tive a cara de pau
de tirar uma fotografia com cada um deles para provar o que estou digitando,
sendo eles: o ex-apresentador e editor-chefe do programa Disque Record, da TV
Record de São José do Rio Preto, Gustavo Marques; a ex-repórter da TV Tem de
São José do Rio Preto, Vivian Carvalho; e a belíssima apresentadora do programa
Super Útil da Rede Bandeirantes de Presidente Prudente, Gisele Gontijo.
(Gisele Gontijo, apresentadora
do Super Útil)
Ao observar esses
profissionais, partir para uma pesquisa voltada para a minha área, que é o jornalismo
de moda. O Jornalista de Moda, segundo pesquisas, pode atuar em várias funções
dentro da área de Moda, como: repórter, produtor jornalístico, editor de moda e
crítico de moda (em revistas, jornais, internet, televisão e rádio); e também
como assessor de imprensa para empresas têxteis de todos os elos (da fiação e
tecelagem ao varejo, passando pela confecção).
(Gustavo Marques,
ex-apresentador do Disque Record)
Segundo pesquisas realizadas
em alguns sites, o assessor de imprensa é o profissional responsável que faz a
ligação entre a empresa e a mídia, encaminhando peças para a produção de
editoriais de moda e reportagens, organizando entrevistas e fazendo atendimento
à imprensa em desfiles e eventos de moda. Pode também montar sua própria
assessoria de imprensa para auxiliar as marcas e estilistas na sua comunicação.
(Vivian Carvalho, ex-repórter
da TV Tem)
Geralmente, nos cursos de
jornalismo de moda é ensinado: tópicos de moda (conceitos fundamentais e
terminologias, criação, tendências, novidades comportamentais, diferenciações
entre roupa, criação de editoriais, visita a ateliês, moda e estilo),
conhecimento técnico de comunicação, jornalismo (tipos, conceitos, entrevista,
pesquisa, texto, imagem, edição, pauta, reportagem), aulas práticas conhecidas
como "texto de moda (que é a compreensão da análise e da crítica de moda
nos editoriais e na cobertura de desfiles, e entrevistas com profissionais da
área)", e assessoria de imprensa (jornalismo empresarial, economia e
mercado). O curso de jornalismo de moda é indicado para jornalistas
interessados em moda e profissionais de moda interessados em jornalismo,
professores e estudantes de comunicação social e de moda, e de pessoas que
estejam a fim de conhecerem e atuarem na área. [Aparentemente, esta parece
ser uma ótima profissão. Fica a dica!]