domingo, 31 de março de 2013

Acessórios Sustentáveis, Senac - Parte 4


Nesta quarta parte, mostro apenas o final da organização da exposição com acessórios sustentáveis. Usando diversos tipos de materiais, peças incríveis foram criadas.


O capricho e os detalhes fascinaram todos. Apareço no meio das moulages na segunda fotografia. Na última foto, estão às alunas Maria Teresa e Vânia Martins, e a coordenadora do curso Dalva Ferrari.


Não me canso de repetir, é maravilhoso ser aluno do curso Técnico em Estilismo e Coordenação de Moda. Muitos podem dizer que esse curso não é bom, mas não troco por faculdade nenhuma.

Tributo a Dener, o Mito


No final de junho do ano passado, recebemos uma super visita do estilista brasileiro José Gayegos. Ele esteve em São José do Rio Preto para ministrar a palestra "Dener, o Mito - Tributo a Dener".


A palestra foi maravilhosa e rica em detalhes. Segundo o estilista e apresentador, sua carreira começou em 1965 (como assistente) do renomado estilista, Dener Pamplona de Abreu. O estilista compartilhou histórias, e abordou diversos temas sobre sua carreira, mercado de moda nacional e internacional, e, curiosidades da vida e carreira de Dener. Vale à pena assistir a palestra!

terça-feira, 26 de março de 2013

Vestido de Noiva, Baseado no Egito


Este croqui que criei é um vestido de noiva tomara-que-caia baseado no Egito. Na barra do vestido, pequenos triângulos transmitem as pirâmides. Traços que assemelham aos raios de sol são mostrados na saia refletidos para baixo. E na cintura, um grande cinto com pequenas tiras para embelezar a criação. [Não me lembro exatamente à data, mas fiz esse desenho em 2009.]
No decote, uma armação que levanta e define o contorno dos seios. Um pequeno bracelete no braço esquerdo. E por final, uma coroa com o véu para cobrir suavemente o rosto da noiva. [Sendo o primeiro vestido de noiva desenhado, até que achei a minha criação bonita.]

segunda-feira, 25 de março de 2013

Making Of, a Maquilagem


No Senac de São José do Rio Preto, tive a oportunidade de expor a minha criação. Duas unidades do vestido, nas cores preto e petróleo, estiveram à amostra no evento de formatura dos alunos do curso Técnico em Estilismo e Coordenação de Moda - Turma 2.


Não tenho o nome da maquiadora que fez a maquiagem na Giovana Celini. Caso vocês leitores conheçam esta profissional, me passem por e-mail o nome para que eu possa colocar na postagem.


As fotografias foram salvas de algumas páginas de relacionamento do Facebook. Caso alguma dessas fotografias seja sua, entre em contato comigo para oficializar a autorização da imagem. Lembrando que eu só retiro as fotografias na apresentação de documento comprobatório, que prove o trabalho realizado pelo fotógrafo.


Observem os detalhes da maquiagem que espetacular. Não nego, a maquiagem deixou a modelo muito linda. O arquinho dourado na cabeça deu um toque maravilhoso, sendo um ótimo acessório. Adorei ter presenciado este momento!


"Amei a oportunidade dada pela docente Dalva Ferrari, que abriu esse pequeno espaço para nós futuros profissionais da área de moda, mostrar as nossas criações".


As colegas de sala Giovana Celini e Lucimara Morais, tornaram este momento importante para mim, sendo as minhas 'vitrine vivas'. Não sei quem produziu a colega Lucimara Morais, mas sei que uma das alunas do curso Livre de Maquilador maquiou a bela Giovana Celini. [Elas ficaram lindas, quem presenciou não nega! Só para ressaltar, isto aconteceu em 2011. Postarei mais fotografias desse dia.]

Pré-História, a História da Moda


Recebi parabéns muito gratificantes da professora de História da Moda, Dalva Ferrari. Tudo por causa desse trabalho dado por ela em 2011, onde criamos (desenhando) looks conceitual e comercial (fashion), baseado na História da Moda e da Indumentária. [Dividirei em várias postagens, para compartilhar com vocês esses meus desenhos.]
A idéia que associa a indumentária com comportamento não é recente, existe desde a pré-história. É comum pensar que no início da história humana as necessidades eram outras e completamente diferentes.


Se hoje o indivíduo considera importante o fato de uma roupa suprir o seu desejo de parecer único, no início, a importância da indumentária estava associada à sobrevivência, certo? Não totalmente, pois além do caráter de proteção, o vestuário - que incluía adornos e peles de animais - podia significar diferenciação dentro do grupo.
Em relação ao adorno, o homem buscou destacar-se e impor-se aos demais com a exibição de dentes e garras de animais ferozes. Tais adornos mostravam a bravura de quem os utilizava. E isso refletia na maneira em que os demais integrantes do grupo tratavam e respeitavam o indivíduo que ostentava aquele adorno.


De forma simples, podemos dizer que as roupas do homem da Pré-História eram feitas com peles de animais caçados para alimentar a si e sua família (necessário trabalhar a pele para que ela ficasse viável de ser usada e não prejudicasse os movimentos); inicia-se neste período a fabricação de tecidos (forma artesanal e primitiva); avanços e aprimoramentos foram surgindo tornando possível a produção de peças como saiotes adornados com franjas, conchas, sementes, pedras coloridas, garras e dentes de animais.
O uso de ferramentas e armas de pedra e economicamente pela caça e pela coleta de vegetais, é o principal dado desse período. A indumentária evoluiu assim como a história do homem, mas não mudou completamente a sua essência (muitos pontos e fatores foram acrescentados no decorrer do tempo). Diferentes formas do vestuário evoluíram a partir das necessidades físicas humanas. [Fonte: História da Indumentária, Dalva Ferrari]

Acessórios Sustentáveis, Senac - Parte 3


Como citado desde a primeira parte, todas as alunas montaram dentro da sala de aula uma exposição com todos os acessórios sustentáveis. Não tenho muito que postar mais, portanto, só mostro fotografias do cenário da exposição.


Usando diversos tipos de materiais, as alunas viajaram na imaginação e criaram peças incríveis. Como dito anteriormente, amei todos os acessórios. Vale à pena conferir!


Nas fotografias, estamos eu e as alunas momentos antes de abrirmos a exposição para visitas. Uma turma talentosa e de muito bom gosto, que buscou aproveitar ao máximo esse desafio.


Observem a ambiência, o capricho e os detalhes. Os moulages feitos pelo professor Alain Monteiro ficaram exuberantes. Assim como todas as alunas, amei esta experiência.


Segundo a coordenadora do curso, recebemos um elogio muito especial do estilista José Gayegos e das pessoas que visitaram a exposição. Pelo menos pra mim, o elogio assegurou que fizemos um ótimo trabalho. É maravilhoso ser aluno do curso Técnico em Estilismo e Coordenação de Moda.

domingo, 24 de março de 2013

A Empresária e o Estilista


Essa postagem é uma história real que achei muito importante contá-la a vocês. Nela, cito a trajetória de um estilista desacreditado no começo de sua carreira e o fim de uma antiga empresária, que foi do auge ao fracasso.
Um jovem garoto, com aptidões para seguir na moda, desde menino já sabia que seu sonho era ser estilista. O garoto não desenhava muito bem, mas tinha um alto grau de conhecimento sobre a moda. Um autodidata, para ser mais exato.
Este jovem bateu de porta em porta atrás de uma oportunidade de emprego. Todas as lojas o negaram, inventando mil e uma desculpas para não admiti-lo.
No último dia que tentou, buscou uma oportunidade numa renomada loja e para sua surpresa, foi completamente humilhado. A empresária, arrogante e muito rica, disse ao garoto que seus desenhos eram um lixo. E complementou com críticas bizarras de que ele não servia para a moda, pelo fato de não ter formação para exercer na área.
Entristecido, o jovem saiu daquele ambiente ganancioso e pesado e chorou bastante naquela noite. Consigo, trouxe algo que a empresária jamais teria notado: a persistência. E então, o jovem decidiu seguir os estudos.
Anos depois, já formado, o garoto foi lapidado e aprimorou suas técnicas. Terminou a faculdade sendo uma incrível promessa, e conseguiu seu primeiro emprego numa loja de tecidos. E desde então, seu sucesso começou.
A empresária, rica e poderosa, procurou o estilista para contratá-lo, oferecendo um excelente salário. Mas o estilista humildemente recusou a oferta respondendo que jamais trabalharia para aqueles que viraram as costas. E anos depois, a empresária não aguentou tamanha concorrência, e, hoje é apenas uma mulher idosa vivendo de sua aposentadoria. E o estilista que quando jovem procurou apenas uma oportunidade de mostrar o seu talento, está no auge.
Do que adiantou essa miserável senhora não ter dado uma simples oportunidade para um garoto cheio de sonhos? Se ela tivesse pensado melhor, o talento desse estilista poderia fazer com que a extinta loja que um dia ela teve, estivesse aberta até hoje.
Para os futuros profissionais da moda, digo apenas para não desistirem. Quem tem talento, mais cedo ou mais tarde chegará ao auge. E para os empresários em geral, se toquem e sejam humildes. Pode ser que na sua frente esteja um futuro estilista a ser renomado, e no fim da sua vida, você seja uma pessoa pobre de coração vivendo de aposentadoria. E o pior, sendo desprezado por aqueles que trabalharam pra você (e também por este estilista que você no passado o desprezou). Então, não venha com essa história de dar uma de “O Diabo Veste Prada” que esse papo não cola. Sem as criações dos estilistas, vocês empresários de lojas de tecidos, roupas e acessórios, não são absolutamente nada.

Excelente Palestra, José Gayegos


No ano passado, assisti uma super palestra do estilista e apresentador José Gayegos, cujo tema é "Dener, o Mito - Tributo a Dener". A palestra foi maravilhosa e rica em informações.
O estilista iniciou sua carreira em 1965 (como assistente do renomado estilista, Dener Pamplona de Abreu). E de lá pra cá, tornou-se um renomado estilista. José Gayegos compartilhou histórias, e abordou diversos temas como sobre sua carreira, mercado de moda nacional e internacional, e, curiosidades da vida e carreira de Dener. [Sinceramente, foi a melhor palestra que já assisti até hoje. E é claro, consegui tirar uma fotografia ao lado deste grande nome da moda brasileira. Pra mim, não tirei foto somente com o José Gayegos, mas também com Dener.]
Pra quem tiver oportunidade de um dia assistir, não perca a chance porque a palestra dele é maravilhosa e abre muitos caminhos. Estudantes de moda prestem atenção em cada palavra que ele fala. Vale à pena conferir!

Sobretudo da Mamãe, Lindo


Desenhado no dia 27 de agosto de 2009, este esboço desenhei para a minha mãe. Um sobretudo descendo até os joelhos, cujo o feixe é localizado no lado esquerdo da peça. [Claro que se fosse para confeccionar a peça, a cor do sobretudo seria outra. Antes eu não tinha noção da escolha das cores (colocava aquela que eu achava mais atraente), mas hoje eu optava por escolher a cor branca para este look. Minha mãe amou o esboço, e espero que vocês tenham gostado também!]

sexta-feira, 22 de março de 2013

Acessórios Sustentáveis, Senac - Parte 2


Como citado na primeira parte dessa postagem, todas as alunas montaram dentro da sala de aula uma exposição com todos os acessórios sustentáveis. Como são muitas fotografias, esta é a segunda parte da exposição. Espero que gostem!


Observem o chapéu da primeira fotografia que lindo. As pulseiras da terceira imagem, e até mesmo os colares da primeira postagem. São lindos, não é mesmo? Todos ficaram impecáveis e muito caprichosos. Não tem como não ficar com todos.


Usando diversos tipos de materiais, as alunas viajaram na imaginação e criaram peças incríveis. Como dito anteriormente, amei todos os acessórios. Vale à pena conferir!


Essas e outras peças que ainda irei de postar, foram confeccionadas pela quarta turma, do curso Técnico em Estilismo e Coordenação de Moda. Com muito orgulho, faço parte desta talentosa sala.


Observem as ecobags da penúltima imagem. Olha o capricho! A sala estava inspirada, e pelo jeito, mais acessórios estarão por vir. E aí meninas, gostaram dessa segunda postagem?

Janballay, a Simplicidade


Segundo o site do grupo, a banda Janballay traz a mistura do pop e rock, com algumas influências do reggae e define sua personalidade como uma banda de diversos ritmos em uma só batida. E está na estrada há mais de seis anos.
Composta por Fabinho Duda (vocal e violão), Chicão de Assis (contra-baixo), Willyan Corrêa (guitarra) e Conrado Sávio (bateria); a banda apresenta um trabalho inovador e dinâmico, alcançando em pouco tempo apresentações nas melhores casas e festas da região de Presidente Prudente-SP, e em outros estados como Paraná e Mato Grosso do Sul.


Em 2007, a banda Janballay ganhou espaço musical com o lançamento do seu primeiro CD (Velhos Tempos), que conta com canções compostas e produzidas pela própria banda. A música de trabalho "Velhos Tempos" logo começou a ser cantada nas melhores rádios do interior de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, seguido de "Onde Está Você" e "A Simplicidade".
A banda também foi finalista do concurso Coca-Cola HitZero, devido ao seu destaque na mídia e na crítica, além da conquista de uma legião de fãs durante o período de votação. Janballay conseguiu assinar um contrato com a gravadora Universal Music, o que empolga ainda mais os meninos.
Conheci os integrantes da banda pessoalmente e os vi tocarem no estúdio da Rede Bandeirantes de Presidente Prudente, no programa Super Útil. Cantam super bem e são muito simples. Certamente, essa banda tem tudo para crescerem. Sucesso garotos!

segunda-feira, 18 de março de 2013

Primeiros Croquis, Sobretudos

(Croqui 1)

(Croqui 2)

(Croqui 3)

O primeiro esboço foi desenhado no dia 26 de janeiro de 2009, e entregue no dia seguinte. Três dias de dedicação e pesquisas, para entregar uma criação aproximada do desejo do cliente (aprovada pelo mesmo). Um sobretudo baseado num filme com indumentárias medievais e góticas. Desenhado para a primeira pessoa que adquiriu um croqui meu, o Valdecir.
Os esboços seguintes foram baseados no primeiro croqui. Ficaram legais em minha opinião, mesmo sendo simples. Eu nem sabia fazer um desenho de moda nessa época.

Acessórios Sustentáveis, Senac - Parte 1


Em meados de julho do ano passado, montamos dentro da sala de aula uma exposição com todos os acessórios confeccionados pelas alunas. Como são muitas fotografias, postarei a exposição por partes. Espero que gostem!


Observem atentamente os colares. São lindos, não é mesmo? Todos ficaram impecáveis e muito caprichosos. Não tem como não ficar com todos. As alunas foram felizes na criação dos acessórios.


Usando diversos tipos de materiais, as alunas viajaram na imaginação e criaram peças incríveis. Como dito anteriormente, amei todos os acessórios. Vale à pena conferir!


Essas e outras peças que ainda irei de postar, foram confeccionadas pela quarta turma, do curso Técnico em Estilismo e Coordenação de Moda. Com muito orgulho, faço parte desta talentosa sala.


A sala está inspirada, e pelo jeito, mais acessórios estarão por vir. Não querendo precipitar, mas segundo rumores, as peças terão uma exposição especial num conceituado ambiente. Vamos aguardar, e se for confirmada a exposição, postarei todas as informações. E aí meninas, gostaram dessa postagem?

Croqui do Mês, Alain Monteiro


A cada mês, postarei um croqui diferente de outro estilista ou estudante de moda. Para aqueles que gostaram da ideia me enviem um desenho para que eu possa postá-lo no blog.
Este belíssimo croqui é do professor de desenho de moda, Alain Monteiro. O mesmo, também é estilista e designer de jóias. E é considerado como o melhor designer de moda de São José do Rio Preto e região. Sem querer puxar saco, mas ele é mesmo um grande designer. Lindo croqui, não é meninas?

O Jornalismo de Moda

Durante o tempo que estive trabalhando numa empresa de entretenimento no Riopreto Shopping Center, pude observar algumas pessoas conhecidas na cidade. Chamaram-me a atenção os profissionais de jornalismo que estavam gravando suas matérias para as emissoras em que trabalhavam.
Dentre os profissionais desse segmento que ali vi caminhar, aclaro que analisei o modo deles olharem as pessoas e as vitrines das lojas, por exemplo. Três desses profissionais me chamaram a atenção e é claro que eu tive a cara de pau de tirar uma fotografia com cada um deles para provar o que estou digitando, sendo eles: o ex-apresentador e editor-chefe do programa Disque Record, da TV Record de São José do Rio Preto, Gustavo Marques; a ex-repórter da TV Tem de São José do Rio Preto, Vivian Carvalho; e a belíssima apresentadora do programa Super Útil da Rede Bandeirantes de Presidente Prudente, Gisele Gontijo.

(Gisele Gontijo, apresentadora do Super Útil)

Ao observar esses profissionais, partir para uma pesquisa voltada para a minha área, que é o jornalismo de moda. O Jornalista de Moda, segundo pesquisas, pode atuar em várias funções dentro da área de Moda, como: repórter, produtor jornalístico, editor de moda e crítico de moda (em revistas, jornais, internet, televisão e rádio); e também como assessor de imprensa para empresas têxteis de todos os elos (da fiação e tecelagem ao varejo, passando pela confecção).

(Gustavo Marques, ex-apresentador do Disque Record)

Segundo pesquisas realizadas em alguns sites, o assessor de imprensa é o profissional responsável que faz a ligação entre a empresa e a mídia, encaminhando peças para a produção de editoriais de moda e reportagens, organizando entrevistas e fazendo atendimento à imprensa em desfiles e eventos de moda. Pode também montar sua própria assessoria de imprensa para auxiliar as marcas e estilistas na sua comunicação.

(Vivian Carvalho, ex-repórter da TV Tem)

Geralmente, nos cursos de jornalismo de moda é ensinado: tópicos de moda (conceitos fundamentais e terminologias, criação, tendências, novidades comportamentais, diferenciações entre roupa, criação de editoriais, visita a ateliês, moda e estilo), conhecimento técnico de comunicação, jornalismo (tipos, conceitos, entrevista, pesquisa, texto, imagem, edição, pauta, reportagem), aulas práticas conhecidas como "texto de moda (que é a compreensão da análise e da crítica de moda nos editoriais e na cobertura de desfiles, e entrevistas com profissionais da área)", e assessoria de imprensa (jornalismo empresarial, economia e mercado). O curso de jornalismo de moda é indicado para jornalistas interessados em moda e profissionais de moda interessados em jornalismo, professores e estudantes de comunicação social e de moda, e de pessoas que estejam a fim de conhecerem e atuarem na área. [Aparentemente, esta parece ser uma ótima profissão. Fica a dica!]

quinta-feira, 14 de março de 2013

Do Esboço ao Croqui I


A partir de hoje, postarei mais desenhos meus (principalmente os mais antigos e os que mais foram elogiados). Inclusive os que desenhei calmamente, que apresentarei em postagens cujo título será "Do Esboço ao Croqui".


Sempre faço o esboço antes de transformá-lo em croqui, contornando calmamente o desenho. Dessa maneira, corrijo as falhas sem me preocupar em começar tudo de novo.


Acertando cada detalhe com a mais profunda delicadeza, deixando o desenho impecável. Depois de pronto, é muito legal ver os traços praticamente perfeitos.


A escolha das cores e da sombra é o próximo passo. Pensar nesses pequenos detalhes é fundamental. Neste desenho, as principais cores são o vermelho, o rosa e o roxo.


Por último, a assinatura que registra o nome de seu criador. Uma parte do desenho que muitas vezes não tem segurança nenhuma (muitos copiam e o estilista que criou mesmo não consegue provar que a criação era dele).


"É muito prazeroso desenhar, criar e recriar um look. Gratificante saber que as pessoas gostaram dos desenhos, e, um sonho quando um simples desenho se transforma em roupa".


Espero que tenham gostado. Postarei várias postagens desse tipo em breve, mostrando como eu desenho. Quem gosta de desenhar observa os desenhos.

Prosa com o Cantor Hugo


Em 2009 conheci por acaso o cantor Hugo da dupla sertaneja Hugo & Thiago. Um artista bacana e simpático, que conversa com as pessoas na maior humildade.
Em poucos minutos de conversa, observei o modo como ele tratava as pessoas. Enxerguei além da humildade, bastante atenciosidade e carisma. A dupla esteve em São José do Rio Preto para fazer um show, e logo depois seguiram ao shopping tradicional do município (o Riopreto Shopping Center).
Ter humildade é primordial para conseguir realizar os seus sonhos! Concordo plenamente com o comportamento exemplar desse artista de sucesso. A simplicidade dele é o que agrada as pessoas. [Confesso que antes de conhecê-lo, eu não ouvia as músicas da dupla. Nem mesmo sabia quem eram eles. Mas depois desse dia, virei um grande admirador.]
Agora gera um pouco de dúvida: ele realmente é assim, ou age dessa forma pelo fato de ser famoso? Muita gente famosa age como se tivesse o rei na barriga, arrogantes e mal educados. Outros mesmo famosos são uns amores, e muito atenciosos (como se fossem pessoas simples).
Minha teoria? Não existe fama e sim popularidade. Quem fica conhecido pelo seu trabalho e/ou talento, deve sempre ser atencioso com o público que os segue para que seja respeitado. Afinal, o seu público (chamado de fãs e admiradores) sempre espera a superação do trabalho dessa pessoa. Quanto mais evolutivo for o seu trabalho e mais chamativa a simpatia, mais seguidores e admiradores a pessoa terá!