quarta-feira, 29 de maio de 2013

Gisele Gontijo, o Carinho da Apresentadora


Pela segunda vez, a apresentadora Gisele Gontijo e o estilista Gerson Britto me mandam um carinho, no quadro Oficina da Moda. A cena foi exibida no dia 28 de março de 2011, no programa Super Útil da Rede Bandeirantes, de Presidente Prudente. Abaixo, outras fotografias dela com o vestido ao lado do estilista.


Agradeço o beijo que a bela apresentadora enviou, e a frase complementar do estilista que diz: "Arrasou William"! Gisele Gontijo achou o vestido lindo! [É muito gratificante receber elogios de pessoas que valorizam e apoiam o meu trabalho.]


A oportunidade desta postagem é boa para digitar a letra de uma linda música, cantada pela Damares (Diário de Um Vencedor): Quando Deus se prontifica pra te dar vitória, o céu se abre e o inferno fecha as portas. O inimigo pode contra ti se levantar.


Você é guardado pelos anjos quem é que pode te tocar. Se você é escolhido creia meu irmão, uma história inexplicável Deus vai escrever. Ele passa uma borracha no velho diário e uma página de vitória hoje escreve pra você. Não adianta o inimigo tentar insistir. É só deixar Deus agir, suas promessas não hão de falhar.


Eu creio assim, Deus escreve por escrito e não rabisca. Ele vai mudar de vez a sua vida, é só confiar. Uma página de vitória Deus vai escrever, seu diário do passado vai pegar na mão. Ele vai rasgar no céu dizendo estou aqui, eu não vim pra rascunhar eu vim pra decidir. Porque eu Sou teu Deus.


E vai ficar marcado pra história o que eu estou fazendo, sua agenda de derrota hoje eu jogo contra o vento, pra provar que nunca me esqueci de ti nenhum momento. Eu vou fazer um diário inesquecível que o mundo jamais publicou. E a capa leva o tema: a história de um vencedor! Toda luta foi embora. E ao abrir me surpreendi. Meu diário só tem página de vitória.

Croquis de Lingerie, Comercial - Parte 2


Nesta postagem, mostro mais três croquis de lingerie que criei em 2011. Tentei vender os esboços para duas confecções de lingerie, mas nenhuma delas quiseram ver os esboços. Pior, nem fui recebido. Claro que não vou citar o nome dessas confecções, mas fico indignado com tamanho desprezo. [Prefiro nem comentar sobre isso. Afinal, pra quem tem confecções enormes, com vários funcionários (dois estilistas) e dentre todas as coleções, a metade dos modelos não atingirem um número compatível com os modelos mais vendidos, e no final não receber um estudante de moda para ver a ideia que o jovem possa oferecer. É brincadeira! Na boa, em minha opinião são péssimos empresários!]


O primeiro croqui é um biquíni que foi baseado no terceiro esboço (apesar de não parecer) que é um modelo conceitual. Sobre o segundo croqui, é uma lingerie comercial que também foi baseada no último esboço. Claro que não há muitas semelhanças entre eles, mas os três modelos foram desenhados num só dia.


Parece infantilidade, mas para criar esse look pensei num jogo de tabuleiro. Por este motivo que coloquei muitas listras, e usei a cor vermelha porque de fato é a cor mais sensual (descordo, isso varia muito e o vermelho por exemplo não me agrada tanto). Pessoalmente falando, eu gostei de ter esboçado esses croquis. Ficou muito bom, em minha opinião.

terça-feira, 28 de maio de 2013

A Primeira Criação, o Croqui

(Esboço 1)

(Esboço 2)

Acima, os primeiros esboços que fiz do vestido antes de fazer o croqui principal. Rasuras que determinaram a conclusão do esboço. [Sempre faço um esboço antes de passar no croqui, sendo um costume bacana para colocar em prática algumas vezes.]


Como vimos acima, o croqui principal ficou muito bom. Entretanto, utilizei as técnicas aprendidas no workshop que participei para aprimorar os esboços e o resultado encontra-se logo abaixo. [É válido ressaltar que o croqui principal ficou com a jovem para qual desenhei o esboço, e o croqui com a utilização das técnicas do workshop permaneceu com o estilista Gerson Britto.]

(Imagem 1)

(Imagem 2)

(Imagem 3)

"Aprendiz é sempre um aprendiz. Estamos em constante aprendizado, e aquele que disser que se considera um professor, não é digno de seu talento. Afinal, ninguém sabe tudo".


Utilizando as técnicas aprendidas no Workshop de Desenho de Moda, ministrado pelo estilista Gerson Britto, o croqui do meu vestido ficou assim. Um belo croqui de desenho de moda pra nenhum especialista colocar defeito.

Momento da Gravação, Silêncio!


Calafrio, medo de errar, nervosismo e vergonha. Foi assim que me senti na entrevista dada para o programa De Bem Com Você, da emissora TV Cidade de Presidente Prudente. O nervosismo toma conta, tenta buscar palavras que respondam o mais rápido as perguntas. E mesmo assim, a entrevista não sai como o esperado.


Aquela frase que várias pessoas falam para fingir que não há nenhuma câmera no estúdio, não funciona. [Quem insiste neste conselho geralmente nunca ficou diante dela, ou está na mídia há vários anos.]
Vendo a minha dificuldade, o estilista e apresentador Gerson Britto, orientou-me dizendo para agir normalmente. Responder as perguntas tranqüilamente, sem pressão e dizer apenas o essencial para não contornar a questão com várias respostas. Mesmo assim, não adiantou, e cometi muitos erros de português. [Como estivéssemos conversando num barzinho, cercado por amigos.]


Pensei comigo que a entrevista seria uma grande oportunidade, mas que para o lado crítico, definiria como um azar. Digo azar pelo fato deu ser muito tímido, e jamais ter tido um contato direto com a mídia. [A não ser uma vez no meu antigo emprego, em que eu e mais dois colegas participamos de uma matéria sobre o boliche.]


O estilista brevemente adiantou algumas questões que iria fazer, para que eu pudesse organizar as respostas automaticamente. E dessa forma encarei a entrevista com timidez e muita dificuldade na colocação das palavras. No final, tiramos uma fotografia para registrarmos esse momento. [Amei a experiência, aprendi muito.]

3.4.1 Descrição do Organograma das Lojas


O organograma das lojas está dividido em apenas dois níveis, separados por quatro funções. O Gerente de Loja é o responsável pela loja e seus funcionários (caixa, balconista/recepcionista e atendentes/vendedores).
Um detalhe que não coloquei, é que todos os funcionários que não tiverem nenhuma formação têm que estar estudando. A empresa também demitirá aqueles que não investirem em seus estudos (exceto em caso de força maior).

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Saia Tulipa, Uma Peça Elegante


Segundo pesquisas, o estilista Pierre Cardin criou em 1957 um modelo de saia em que as preguinhas ficam perto do cós e somem na parte de baixo da saia - o volume, então, fica na parte de cima do look, e na parte de baixo a saia fica mais sequinha. Bem boa pra moças bem magrinhas, já que cria volumes – tipo no bumbum e nas coxas.  Saia franzida na cintura formando um balão que se fecha em direção à barra.


A saia tulipa oferece um toque jovem e suave à composição. Portanto, podem usá-la em eventos sociais e casuais. No inverno, opte por uma cor sóbria e uma meia calça e um casaquinho, que dará um toque de elegância no seu look. Já no verão, combine com uma regata que ficará ótima. [Fotografias: Reprodução.]

Do Esboço ao Croqui III


Nesta terceira postagem, apenas reafirmo o que abordei na primeira postagem da série "Do Esboço ao Croqui". Confira as dicas e comecem a pratica.


Sempre faça o esboço antes de transformá-lo em croqui, contornando calmamente o desenho. Dessa maneira, corrija as falhas sem se preocupar em começar tudo de novamente. Quando começar a pegar habilidade, estará desenhando sem esboço. Mas continue usando, mesmo depois que adquirir prática. Afinal, não são todos os dias que estamos bons para desenhar e criar.


Acertar cada detalhe com a mais profunda delicadeza, deixando o desenho impecável é a dica principal. Tenha calma que o seu croqui sairá bonito.


Da mesma forma que citei na postagem anterior, a escolha das cores e da sombra é o próximo passo. Pensar nesses pequenos detalhes é fundamental. Mas não pensei na escolha das cores para este desenho, e peguei as primeiras cores que vi.


Neste desenho, eu não quis colocar assinatura. Desenhei apenas por desenhar, sem colocar nenhuma criatividade. E outra, já vi uma roupa muito semelhante. Portanto, sou honesto em dizer que não criei exatamente nada do que está no desenho.


Como dito anteriormente na primeira postagem da série: "É muito prazeroso desenhar, criar e recriar um look. Gratificante saber que as pessoas gostaram dos desenhos, e, um sonho quando um simples desenho se transforma em roupa".


Espero que tenham gostado desta segunda postagem. Pra quem não sabe desenhar continuem tentando. Não desista que em dias você pegará habilidade.

Gisele Gontijo veste William Diego - Parte 3


Ao ligar a televisão e assistir o programa Super Útil do dia 28 de março de 2011, tive uma enorme surpresa. Tudo porque a apresentadora do programa, Gisele Gontijo, apareceu usando o meu vestido ao vivo.


Fiquei emocionado ao vê-la com a peça no programa. Concerteza uma enorme vitória para um estudante de moda. E olha que nesta época o curso de estilismo e coordenação de moda ainda não havia iniciado.


Até onde tenho conhecimento, o programa é exibido em pouco mais de duzentas cidades, com um público em torno de seis milhões de telespectadores.


A bela apresentadora ainda manda um beijo para mim. [Sinceramente, ela havia dito que apresentaria o programa usando o vestido. Mas não acreditei que isso pudesse acontecer e fui completamente surpreendido. Não que eu duvidasse da palavra dela, mas pelos muitos "não" e "promessas" que presenciei.]


Concerteza, esta foi à maior conquista que tive dentro da moda até hoje. Isso foi o que me fez acreditar que os meus sonhos podem se tornar realidade, bastando apenas persistir e acreditar.


Acima, o vídeo deste dia emocionante e importante para mim. Pra quem quiser assistir, observem como a peça ficou bonita nela. Até a próxima postagem!

3.4 Organograma das Lojas


Acima, a estrutura organizacional das lojas Egri no qual o cargo superior é o Gerente de Loja, tendo como os cargos de níveis abaixo: o caixa, o balconista/recepcionista e o atendente/vendedor. Ambas as lojas adotarão este método de autoridade para melhor desempenho das vendas e funções, eliminando qualquer competitividade entre os funcionários que pensarem que terão a possibilidade de alcançarem a gerência.
Sobre o final da frase anterior, me refiro aos pequenos conflitos entre os funcionários que sempre discutem sobre quem será o próximo gerente, gerando intrigas e desunião entre a equipe. Ou seja, se houver alguma competitividade não saudável por parte dos funcionários, todos serão demitidos sem qualquer oportunidade de serem ouvidos (desde que haja provas comprobatórias de motim, independente se for ou não por justa causa). [Numa das empresas que trabalhei, o gerente era péssimo, mas apesar disso os colegas de serviço faziam uma guerra para disputarem a gerência. Entendo perfeitamente o lado dos trabalhadores, mas deixar que os funcionários ajam como animais (um querendo destruir o outro), isso será intolerável. Entretanto, destacarei este assunto numa outra postagem com maiores detalhes.]

Hot Pant, Uma Peça Bacana


A partir de agora, sempre quando puder, postarei algumas peças de roupas para quem não sabe o que é, poder entender um pouco mais. Espero que gostem. E sobre as imagens, não me lembro de onde salvei, mas garanto que são uma reprodução.


Segundo pesquisas feitas em diversos sites e blogs (onde também foram salvas as fotografias), o hot pant é uma das peças mais sexy. A peça é aquele short curto, curtíssimo mesmo - na verdade, me lembra mais aqueles maiôs antigos usados pelas nossas avós. Cobrem todo o bumbum.


A hot pant tem como principal referência a moda das pin ups e foi “inventada” por Mary Quant, a mesma que lançou a minissaia (dá pra ver que ela gostava de pernas à mostra) - mas a hot pant funcionava como uma saída de banho, pra usar na praia. Hoje ela surge em versões mais modernas, claro, principalmente no que se refere a tecidos e estampas. E também deve sair um pouquinho da praia: Nica Kessler, Cori, Samuel Cisnark e Patachou no Brasil; YSL e Prada lá fora, só pra citar algumas das grifes que estão trazendo as “calcinhas gigantes” para a moda. As mais ousadas poderão usar as hot pants para um passeio pela orla ou como parte do figurino nas cidades de praia, debaixo de temperaturas altíssimas.


É ótimo para alongar as pernas das baixinhas. Quem for alta deve usar também, somente as cheinhas devem evitar usar (se ficar com “pernão” tira porque está ridículo). E cuidado para não ficar vulgar, tem que saber usar.
E para usar de forma bacana, esteja de bem com o espelho (com tudo em cima) para usar na beira da piscina e na praia. Use com regatas, jaquetas, camisas com mangas ¾, e blusas soltinhas. E nos pés, podem usar sapatilhas, rasteirinhas, saltos plataformas, coturnos e até gladiadoras.

sábado, 25 de maio de 2013

Adriana Lima, Linda Modelo


Essa supermodelo brasileira de passarela é linda, um verdadeiro sonho de consumo de muitos homens. E segundo poucas pesquisas, Adriana Francesca Lima nasceu no dia 12 de junho de 1981, em Salvador. Nascida na capital baiana, Adriana Lima tem ascendência francesa, portuguesa, japonesa e caribenha. Foi criada exclusivamente por sua mãe, Maria da Graça. Seu progenitor, Nelson Torres, havia as deixado quando Adriana completou seis meses de vida.
Desde pequena chamava atenção com a sua beleza exótica. Em 1996, ficou em segundo lugar na final mundial do concurso Supermodel of the World, promovido pela agência Ford Models. Segundo a revista Forbes, Adriana Lima foi a quinta modelo mais bem paga do mundo com ganhos estimados em quatro milhões e meio em 2004 e quatro milhões de dólares em 2005. Entre 2006 e 2009 subiu para a quarta posição, com o pico em 2008 de oito milhões de dólares, caindo para sete milhões e quinhentos mil dólares em 2009, mas em 2010 voltou a ter um pico de oito milhões de dólares.


Aos 16 anos, Adriana assinou um contrato com a agência Elite Model e se mudou para Nova Iorque. Em 2005 e 2006 foi considerada pela revista Forbes como uma das "100 celebridades mais influentes do mundo".
A modelo tem contrato com a Victoria's Secret sendo uma das modelos mais bem pagas. Posou para campanhas e desfilou para empresas conceituadas de moda como Ralph Lauren, Armani, Christian Dior, Versace, Victoria's Secret, Valentino, Louis Vuitton, Donna Karan, entre outras. Foi capa e fez diversos editoriais para as mais importantes revistas de moda do mundo, como: Vogue America, Vogue Paris, Vogue Itália, Vogue Brasil, V Magazine entre outras. Desde 2008 é considerada pelo site "models.com" como a modelo mais sexy do mundo, e fez uma participação especial no seriado americano Ugly Betty.
No dia 14 de fevereiro de 2009, Adriana Lima se casou com Marko Jaric, jogador de basquetebol sérvio que joga na equipe do Real Madrid. No dia 15 de novembro de 2009, nasceu em Nova York, a primeira filha do casal, Valentina Lima Jaric, e no dia 21 de março de 2012, anunciou sua segunda gravidez. [As fotografias foram salvas dos sites "uncyclopedia.wikia.com" e "facebook.com". E a pesquisa foi retirada do site "wikipedia.org".]

Kaio Henrique, o Editor do Programa


Se não me falha a memória esse é o Kaio Henrique, editor da emissora TV Cidade de Presidente Prudente. Como acabei de dizer, ele é responsável pela edição das gravações do programa De Bem Com Você.
Observei um pouco da edição da imagem no computador. A regulagem do áudio, os efeitos sonoros, corte e edição de textos e imagens, a abertura e encerramento de cada tema.
Baseado nas pesquisas feitas no Google, observei que o jornalismo é a profissão que lida com informações verdadeiras e atualizadas para conquistar o público-alvo. Na área, a profissional coleta, redige, edita e publica os acontecimentos atuais.
Geralmente, toda notícia tem conotação negativa, justamente por ser impactante ou anormal como acidentes e tragédias por exemplo. O valor jornalístico delas vale apenas quando acabam de acontecer, ou quando não foram divulgadas por outro concorrente.
O segredo do jornalismo é a escolha de assuntos que mais interessam ao público e apresentá-los de modo atraente. Novidade, proximidade, tamanho e relevância, são os principais fatores da arte do jornalismo. Perguntas como "o que?" (o fato ocorrido), "quem?" (o personagem envolvido), "quando?" (o momento do fato), "onde?" (o local do fato), "como?" (o modo como o fato ocorreu), e "por quê?" (a causa do fato), todos os profissionais desse meio devem aprender.
A pauta (seleção dos assuntos que serão abordados), a apuração (processo de averiguar informação em estado bruto como dados, nomes, números; sendo a interação de jornalistas com suas fontes), redação (tratamento das informações apuradas em forma de texto para ser impresso ou lido em voz alta) e a edição (finalização do material redigido em produto de comunicação, hierarquizando e coordenando o conteúdo de informações na forma final que será apresentado).
Resumindo, os jornalistas podem pesquisar temas em geral (assuntos diversos), local (interesse local, cidade ou regional), nacional (assuntos de outras localidades do país), política, polícia (assuntos de segurança), internacional (assuntos diversos), economia, mercado financeiro, empresas, cultura, tecnologia, moda (tendências), esporte (todas as modalidades), turismo (roteiros de viagem), comportamento, saúde, educação, coluna social, classificados, imóveis e empregos. Dessa forma, funciona mais ou menos o trabalho de um editor de televisão.

Atiçando a Imaginação, Esboço da Coleção


Para atiçar a imaginação, esse é um dos croquis da minha coleção que apresentarei na conclusão do curso. Não vou garantir a confecção desse look, mas garanto que o esboço está dentre os desenhados até agora. Espero que gostem!

Acessórios Sustentáveis, Senac - Parte 5

Fotografia 1.

Fotografia 2.

Tirando a primeira, as outras fotografias eu não tinha. E quando vi que a professora Dalva Ferrari postou em sua página de relacionamento, as salvei para postar aqui no blog.

 Fotografia 3.

Fotografia 4.

Fotografia 5.

A montagem dessa exposição foi bem legal, sendo um sucesso. Evento ocorrido em julho do ano passado. Essa sala de aula arrasa geral!

terça-feira, 21 de maio de 2013

Curso de Modelo, Estudo das Paradas

Antes de seguir para o andamento de catwalk, quero deixar claro que obviamente, existem inúmeros tipos de paradas. As quatro citadas na aula anterior são as paradas bases. Portanto, todas as demais paradas são baseadas nas paradas: aberta, paralelos, pés juntos, e, lateral.
A seguir, darei alguns exemplos de paradas baseadas nas principais. Dessa forma, as pretendentes à modelo podem ter uma visão melhor de como todas elas estão ligadas.

1. Parada de Pés Juntos

Pose 1

Pose 2

Como ensinado na postagem anterior, os pés deverão estar juntos. Mas as manequins podem mudar a parada virando de lado e/ou ficando com uma das pernas aberta.
Independente de como a pose foi executada, a parada sempre será de pés juntos. Só não é considerada parada de pés juntos se a manequim não estiver com os pés devidamente juntos, é claro. [O mesmo vale para as três últimas paradas bases.]

2. Parada de Paralelos

Pose 1

Pose 2

As manequins podem simplesmente jogarem o corpo para um dos lados e/ou darem uma mesclada com a parada aberta. Como podemos ver, a parada fica mais criativa.

3. Parada Lateral

Pose 1

Pose 2

Na parada lateral, não há muito que mexer. Basta apenas direcionar o corpo mais para frente ou deixá-lo reto. Se preferir deixar o corpo reto, a pose ficará parecida com uma parada de paralelos.
___________________________________________________________________
Na parada aberta, como citado acima, as manequins podem mesclar com as demais paradas. E até mesmo fazer como abordado na parada lateral. O critério fica da manequim e/ou dos organizadores (marcas e/ou estilistas) dos desfiles. [As fotografias foram salvas de vários sites.]
Espero que tenham gostado dessa aula complementar sobre o Estudo das Paradas na Passarela. Por ser muito amplo, estacionarei este tema nesta postagem. Até a próxima aula teórica!