sexta-feira, 2 de maio de 2014

Corel Draw, Ficha Técnica








Em junho do ano passado, aprendemos a manusear o temido programa Corel Draw. Acima, algumas imagens do exercício de construção de vestuário num esboço padronizado (croqui). Particularmente, nunca me simpatizei com o programa e tive algumas dificuldades para aprender.
O módulo de Corel Draw X5 e X6, foi ministrado pelo docente Alexandre Goulart. E, confesso, gostei em aprender, mesmo sendo contra em alguns aspectos que acho importante ressaltar.
Infelizmente, tenho que aprender porque a área exige, mas sou completamente contra a essa burocracia. Tendo o pensamento de empresário, jamais trocaria os desenhos de um estilista por um programa de computador. Tirando as montagens que ficam lindas com o Photoshop e outros programas do gênero (tiro o chapéu para aqueles que dominam esses programas), não considero artistas os profissionais que desenham no Corel Draw, por exemplo. Afinal, é muita moleza fazer um desenho com a ajuda da tecnologia.





Concordo que o programa facilita parcialmente na confecção da peça, mas jamais trocaria um esboço desenhado à mão por um desenho perfeito construído através de um programa. Afinal, a pessoa é paga pra criar e recriar, e não ficar sentado em frente do monitor perdendo tempo interligando pontinhos.
Sem ofensa, mas jamais concordarei com isso. Que contrate um profissional de computação (designer gráfico) pra fazer esse serviço (trabalhar com a modelista - para elaborar as fichas técnicas de todas as coleções com mais eficiência e eficácia), mas exigir que o estilista tenha domínio desse programa é muita  falta de reconhecimento.


Os esboços mostrados nas fotografias não são criações minhas. Aliás, gostei do resultado apesar de não ter domínio nenhum do Corel Draw X5 e X6. Incluo também, os anexos que mostram o desenho técnico da peça.
O mérito de todo o meu aprendizado, dedico ao docente. Entendi completamente a forma que ele ensina, e raramente tive alguma dúvida. Tanto que pareceu que eu sabia manusear o programa há bastante tempo.
Por final, mostro a elaboração da ficha técnica. Como poucas das alunas sabiam construir, as demais seguiram um exemplo mostrado pelo professor. Confesso, montei a minha ficha técnica baseado no exemplo mostrado pelo docente. E pra quem manja, visualizará muitos erros. Apesar disso, a minha ficha técnica ficou consideravelmente bacana. [Surpreendo-me com a capacidade de aprendizagem rápida que tive manuseando o programa. Odiava o Corel Draw, e tinha raiva por não saber manuseá-lo. Em menos de um mês, dominei parte do programa.].


Espero que tenham gostado da postagem de hoje. Não há nenhum ensinamento, mas para aquelas que vão aprender a manusear o Corel Draw, pode ser que o conteúdo possa ajudar de alguma forma. Até a próxima postagem!

Um comentário:

  1. achei mto dificil quando fiz o curso rs

    bjs
    http://blogvidinhaminha.blogspot.com.br/
    http://blogmaedocaio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir