sexta-feira, 2 de maio de 2014

Corel Draw, Ficha Técnica








Em junho do ano passado, aprendemos a manusear o temido programa Corel Draw. Acima, algumas imagens do exercício de construção de vestuário num esboço padronizado (croqui). Particularmente, nunca me simpatizei com o programa e tive algumas dificuldades para aprender.
O módulo de Corel Draw X5 e X6, foi ministrado pelo docente Alexandre Goulart. E, confesso, gostei em aprender, mesmo sendo contra em alguns aspectos que acho importante ressaltar.
Infelizmente, tenho que aprender porque a área exige, mas sou completamente contra a essa burocracia. Tendo o pensamento de empresário, jamais trocaria os desenhos de um estilista por um programa de computador. Tirando as montagens que ficam lindas com o Photoshop e outros programas do gênero (tiro o chapéu para aqueles que dominam esses programas), não considero artistas os profissionais que desenham no Corel Draw, por exemplo. Afinal, é muita moleza fazer um desenho com a ajuda da tecnologia.





Concordo que o programa facilita parcialmente na confecção da peça, mas jamais trocaria um esboço desenhado à mão por um desenho perfeito construído através de um programa. Afinal, a pessoa é paga pra criar e recriar, e não ficar sentado em frente do monitor perdendo tempo interligando pontinhos.
Sem ofensa, mas jamais concordarei com isso. Que contrate um profissional de computação (designer gráfico) pra fazer esse serviço (trabalhar com a modelista - para elaborar as fichas técnicas de todas as coleções com mais eficiência e eficácia), mas exigir que o estilista tenha domínio desse programa é muita  falta de reconhecimento.


Os esboços mostrados nas fotografias não são criações minhas. Aliás, gostei do resultado apesar de não ter domínio nenhum do Corel Draw X5 e X6. Incluo também, os anexos que mostram o desenho técnico da peça.
O mérito de todo o meu aprendizado, dedico ao docente. Entendi completamente a forma que ele ensina, e raramente tive alguma dúvida. Tanto que pareceu que eu sabia manusear o programa há bastante tempo.
Por final, mostro a elaboração da ficha técnica. Como poucas das alunas sabiam construir, as demais seguiram um exemplo mostrado pelo professor. Confesso, montei a minha ficha técnica baseado no exemplo mostrado pelo docente. E pra quem manja, visualizará muitos erros. Apesar disso, a minha ficha técnica ficou consideravelmente bacana. [Surpreendo-me com a capacidade de aprendizagem rápida que tive manuseando o programa. Odiava o Corel Draw, e tinha raiva por não saber manuseá-lo. Em menos de um mês, dominei parte do programa.].


Espero que tenham gostado da postagem de hoje. Não há nenhum ensinamento, mas para aquelas que vão aprender a manusear o Corel Draw, pode ser que o conteúdo possa ajudar de alguma forma. Até a próxima postagem!

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Jack Sparrow, Fonte de Inspiração


No final do primeiro módulo, todas as alunas tiveram que escolher seus personagens. A minha escolha foi o queridíssimo Capitão Jack Sparrow, da franquia Piratas do Caribe. O motivo da escolha do personagem foi simples: "carisma, simplicidade e sinceridade".
Eu e o personagem não temos muita coisa em comum. A não ser as características citadas no parágrafo anterior. Tímido e reservado, minha personalidade é diferente a do Jack Sparrow que é mais sociável e articulador. Entretanto, temos um sonho em comum que é o de conquistar o nosso espaço.
Outros personagens, filmes e celebridades também estavam na minha lista de escolha, como: Zorro, Peter Pan, Batman, Superman, Cavaleiros do Zodíaco (desenho animado), Pocahontas (desenho animado), Anjos da Noite (filme), Diários de Um Vampiro (minissérie), Christian Dior (estilista), Elvis Presley (cantor), Clodovil Hernandes (estilista), Catherine Zeta Jones (atriz), Nicole Scherzinger (cantora) e Luan Santana (cantor). [Jack Sparrow é um personagem que chama atenção por ser querido por todos. Ao contrário da maioria dos demais, que não passam a total credibilidade. Quem não gosta dele não sabe o que é se divertir assistindo um bom filme. Fotografias: Reprodução.]


Dessa maneira escolhi o Capitão Jack Sparrow, que fez parte da minha vida durante toda a trajetória do curso. E quem ainda não assistiu "Piratas do Caribe", eu indico o filme porque é excelente. De preferência, aluguem toda a franquia que vocês não irão se arrepender.
Pretendo postar para vocês todas as etapas desse trabalho. Mostrando basicamente a construção de uma coleção de moda, baseado no personagem. E assim, quem sabe ajudar futuros estudantes de moda que passarão pela mesma situação que enfrentei. Motivos pelos quais, criei este blog. [É maravilhoso estudar moda, tendo como inspiração a história. Estudar moda é como ter olhos de poeta, a gente vê a beleza em simples peças e acessórios, e a transformamos em maravilhas para os olhos de quem não consegue enxergar o belo.]
Antes de começar a digitar o meu Trabalho de Conclusão de Curso, quero fazer uma pergunta a você leitora que provavelmente também é uma estudante de moda: "Até aonde você irá pela moda?" Pergunto em todos os sentidos.


Se você começou a estudar moda com intenção de ser famosa e para enriquecer, desista do curso. Incluo também pessoas com alto poder aquisitivo, que vestem roupas de marcas e que usa essa facilidade e a popularidade por ser rica, para opinar nos looks de outras pessoas. Acredite, não significa que você será uma excelente consultora de moda (pode ser que seja, mas é raro). E sim, apenas um exemplo de uma pessoa super estilosa e de bom gosto.
Sem esquecer também de garotos homossexuais que acham que suas extravagâncias e feminilidades, são motivos para afirmarem que nasceram para a moda. Pode parecer discriminação, mas o que sempre digo é que as pessoas têm que se tocar para a vida. A moda não é brincadeira, em que jovens entram com intenção de fama e glamour.
A moda está no sangue, e tem que ser visível o dom. Tem que amar de verdade e trabalhar com prazer, independente se você será ou não um profissional renomado. Caso procurem fantasias, durma e sonhem com isso. Afinal, moda é uma profissão séria.
Voltando ao assunto, para escolher o tema e/ou o personagem de sua coleção, pense em tudo do que gosta. Escrevam em uma folha as principais qualidades e também os defeitos, e procurem temas e/ou personagens que tenham ou que lembrem essas características. Assim, você estará procurando algo baseado na sua personalidade.
Em seguida, estudem todas as opções e escolha aquela que estiver mais ligado com você e com o seu estilo. A partir disso, mergulhe de corpo e alma nesse maravilhoso universo da moda.