domingo, 19 de maio de 2013

Lia Diskin, a Cultura de Paz


Em dezembro de 2011, ganhei uma cartilha muito legal e recomendo que leiam. A cartilha é uma contribuição do Senac São Paulo e da professora Lia Diskin para a sociedade brasileira, com o propósito de compartilhar saberes, experiências de convívio e, sobretudo, inspirar iniciativas que tenham como finalidade a promoção do desenvolvimento humano, social e, em consequência, a cultura de paz.
Segundo o texto contido na cartilha, a Cultura de Paz está intrinsecamente relacionada à prevenção e à resolução não-violenta dos conflitos. É uma cultura baseada em tolerância, solidariedade e compartilhamento em base cotidiana. Uma cultura que respeita todos os direitos individuais - o princípio do pluralismo, que assegura e sustenta a liberdade de opinião.
Essa Cultura de Paz procura resolver os problemas por meio do diálogo, da negociação e da mediação, de forma a tornar a guerra e a violência inviáveis. [Sinceramente, ainda não li toda a cartilha, mas gostei até a parte onde parei. Falta pouco para terminar de ler.]
Sabemos que não há ligação direta com a moda, mas é um tema de grande importância. Por este motivo, tomei a decisão de colocar esta cartilha como a minha primeira dica de leitura. Eu recomendo e apoio este tema! E você, não vai adquirir a sua?

Nenhum comentário:

Postar um comentário