segunda-feira, 18 de março de 2013

O Jornalismo de Moda

Durante o tempo que estive trabalhando numa empresa de entretenimento no Riopreto Shopping Center, pude observar algumas pessoas conhecidas na cidade. Chamaram-me a atenção os profissionais de jornalismo que estavam gravando suas matérias para as emissoras em que trabalhavam.
Dentre os profissionais desse segmento que ali vi caminhar, aclaro que analisei o modo deles olharem as pessoas e as vitrines das lojas, por exemplo. Três desses profissionais me chamaram a atenção e é claro que eu tive a cara de pau de tirar uma fotografia com cada um deles para provar o que estou digitando, sendo eles: o ex-apresentador e editor-chefe do programa Disque Record, da TV Record de São José do Rio Preto, Gustavo Marques; a ex-repórter da TV Tem de São José do Rio Preto, Vivian Carvalho; e a belíssima apresentadora do programa Super Útil da Rede Bandeirantes de Presidente Prudente, Gisele Gontijo.

(Gisele Gontijo, apresentadora do Super Útil)

Ao observar esses profissionais, partir para uma pesquisa voltada para a minha área, que é o jornalismo de moda. O Jornalista de Moda, segundo pesquisas, pode atuar em várias funções dentro da área de Moda, como: repórter, produtor jornalístico, editor de moda e crítico de moda (em revistas, jornais, internet, televisão e rádio); e também como assessor de imprensa para empresas têxteis de todos os elos (da fiação e tecelagem ao varejo, passando pela confecção).

(Gustavo Marques, ex-apresentador do Disque Record)

Segundo pesquisas realizadas em alguns sites, o assessor de imprensa é o profissional responsável que faz a ligação entre a empresa e a mídia, encaminhando peças para a produção de editoriais de moda e reportagens, organizando entrevistas e fazendo atendimento à imprensa em desfiles e eventos de moda. Pode também montar sua própria assessoria de imprensa para auxiliar as marcas e estilistas na sua comunicação.

(Vivian Carvalho, ex-repórter da TV Tem)

Geralmente, nos cursos de jornalismo de moda é ensinado: tópicos de moda (conceitos fundamentais e terminologias, criação, tendências, novidades comportamentais, diferenciações entre roupa, criação de editoriais, visita a ateliês, moda e estilo), conhecimento técnico de comunicação, jornalismo (tipos, conceitos, entrevista, pesquisa, texto, imagem, edição, pauta, reportagem), aulas práticas conhecidas como "texto de moda (que é a compreensão da análise e da crítica de moda nos editoriais e na cobertura de desfiles, e entrevistas com profissionais da área)", e assessoria de imprensa (jornalismo empresarial, economia e mercado). O curso de jornalismo de moda é indicado para jornalistas interessados em moda e profissionais de moda interessados em jornalismo, professores e estudantes de comunicação social e de moda, e de pessoas que estejam a fim de conhecerem e atuarem na área. [Aparentemente, esta parece ser uma ótima profissão. Fica a dica!]

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