segunda-feira, 25 de março de 2013

Pré-História, a História da Moda


Recebi parabéns muito gratificantes da professora de História da Moda, Dalva Ferrari. Tudo por causa desse trabalho dado por ela em 2011, onde criamos (desenhando) looks conceitual e comercial (fashion), baseado na História da Moda e da Indumentária. [Dividirei em várias postagens, para compartilhar com vocês esses meus desenhos.]
A idéia que associa a indumentária com comportamento não é recente, existe desde a pré-história. É comum pensar que no início da história humana as necessidades eram outras e completamente diferentes.


Se hoje o indivíduo considera importante o fato de uma roupa suprir o seu desejo de parecer único, no início, a importância da indumentária estava associada à sobrevivência, certo? Não totalmente, pois além do caráter de proteção, o vestuário - que incluía adornos e peles de animais - podia significar diferenciação dentro do grupo.
Em relação ao adorno, o homem buscou destacar-se e impor-se aos demais com a exibição de dentes e garras de animais ferozes. Tais adornos mostravam a bravura de quem os utilizava. E isso refletia na maneira em que os demais integrantes do grupo tratavam e respeitavam o indivíduo que ostentava aquele adorno.


De forma simples, podemos dizer que as roupas do homem da Pré-História eram feitas com peles de animais caçados para alimentar a si e sua família (necessário trabalhar a pele para que ela ficasse viável de ser usada e não prejudicasse os movimentos); inicia-se neste período a fabricação de tecidos (forma artesanal e primitiva); avanços e aprimoramentos foram surgindo tornando possível a produção de peças como saiotes adornados com franjas, conchas, sementes, pedras coloridas, garras e dentes de animais.
O uso de ferramentas e armas de pedra e economicamente pela caça e pela coleta de vegetais, é o principal dado desse período. A indumentária evoluiu assim como a história do homem, mas não mudou completamente a sua essência (muitos pontos e fatores foram acrescentados no decorrer do tempo). Diferentes formas do vestuário evoluíram a partir das necessidades físicas humanas. [Fonte: História da Indumentária, Dalva Ferrari]

Nenhum comentário:

Postar um comentário