quarta-feira, 24 de abril de 2013

Grécia, a História da Moda


Na Grécia, existiam regras de perfeição, harmonia, proporção, equilíbrio e idealização. Sendo uma civilização de religião politeísta (culto aos deuses mitológicos).
As vestimentas femininas privilegiavam a anatomia do corpo, e eram inspiradas na arquitetura. Os trajes também eram semelhantes para homens e mulheres.


O quiton (túnica) era uma peça indispensável para os gregos, tanto para homens como para mulheres. Clamide, himation e peplo faziam parte da indumentária masculina, e serviam como capas sobre o quiton. Preocupavam-se mais com os valores estéticos de suas roupas do que com o caráter de erotismo.


Alguns membros das classes inferiores tingiam suas roupas com um tom de marrom escuro-avermelhado, prática rejeitada pela maioria das autoridades, mas os membros das classes superiores tinham maior liberdade, podiam usar vermelho, roxo, amarelo e verde. As extremidades do quiton eram adornadas com bordados de desenhos formais como a "cercadura grega", flores e figuras de animais. Os acessórios não eram valorizados e apareciam nas classes sociais mais abastadas. Uso de sandálias trançadas, amarradas no tornozelo e cintos de couro. [Fonte: História da Indumentária, Dalva Ferrari]

Nenhum comentário:

Postar um comentário